Construir aplicativos é difícil? Devo contratar uma agência de aplicativos ou freelancer?

lorem-ipsum

Devo contratar minha própria equipe para criar meu aplicativo, encontrar um freelancer ou fazer parceria com uma agência de aplicativos profissional como a sua?”

Quer saber a verdade? Não há uma resposta certa! Não existem duas startups, agências ou freelancers exatamente iguais, e há prós e contras em cada cenário. Mas aqui estão algumas coisas que você deve saber antes de decidir se deve construir seu aplicativo internamente ou terceirizar o projeto para uma agência de aplicativos:

Obtenha a quantidade certa de conhecimento

Pode ser óbvio dizer, mas construir um software personalizado bonito é difícil. É necessária uma combinação precisa de conhecimento técnico e habilidade criativa. Pode valer a pena escolher o freelancer certo ou montar sua própria equipe interna incrível, mas uma contratação ruim também pode custar caro. Escolher essa rota também significa que você estará investindo muito tempo liderando e gerenciando o projeto, e despesas gerais de longo prazo em remuneração e gerenciamento geral de recursos humanos - e então você estará limitado à experiência em um ou dois currículos.

Uma agência de aplicativos é toda uma equipe de especialistas que já têm a capacidade de entregar um trabalho de alta qualidade em conjunto. Um único funcionário ou freelancer pode não entregar tão rapidamente ou no mesmo nível.

O custo é um fator - mas não da maneira que você pensa

Saber o nível de especialização de que você precisa está associado a saber quanto você está disposto a gastar para obtê-lo. Eu não posso subestimar o quão importante é determinar seu orçamento (isso vale em dobro se o aplicativo for fundamental para seu modelo de negócios, e criá-lo lindamente é o sucesso ou o fracasso!). Eu digo aos clientes-investidores/empresas para pesquisarem - mas não tendo o preço como seu principal motivador. Se você correr atrás da estimativa de preço mais barata, provavelmente obterá o que pagou. O velho ditado sempre se aplica: se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é.

O tempo de comercialização é importante - mas não da maneira como você pensa

Esteja você desenvolvendo um produto de aplicativo competitivo ou um com uma proposta totalmente exclusiva - a suposição usual quando se trata de tempo de comercialização (TTM) é que todos estão com pressa. Mas o TTM e a qualidade costumam se opor, ou seja: se você precisar rápido, não será bom.

Apressar ou pular etapas no processo de desenvolvimento de seu aplicativo compromete seus resultados. Isso é particularmente verdadeiro se você escolher um único freelancer ou contratar sua própria equipe para construir seu aplicativo. Você estará aproveitando menos recursos para alcançar a qualidade que procura, portanto, estará comprometendo a velocidade. O único caso em que muitas vezes você pode ter uma boa e rápida é quando você faz parceria com uma agência de aplicativos. As agências têm equipes pré-montadas, prontas para se dedicar e focar de forma única em seu projeto. Você obtém o valor do bônus de velocidade e qualidade.

Confie no boca a boca

Se você está prestes a construir um aplicativo, provavelmente já viu muitos portfólios de aplicativos. E quando se trata de portfólios de agências de aplicativos, existem muitas outras que parecem ótimas. Mas sempre há mais na história de como um aplicativo surgiu do que o que você vê em um estudo de caso.

Uma agência de aplicativos pode parecer ter os recursos criativos que você está procurando - mas trabalhar com eles será uma ótima experiência ou uma dor de cabeça? Relações de trabalho positivas, comunicativas e colaborativas obtêm os melhores resultados. Peça depoimentos e referências para ter certeza de que você está recebendo mais do que um portfólio bonito.

O roadmap do produto deve fazer parte do pacote

Construir um aplicativo não é uma tarefa única.

É uma evolução passo a passo começando com seu MVP (produto mínimo viável). Se sua agência de aplicativos apressar-se com uma cotação de preço para a lista de desejos de seu aplicativo sem mergulhar e planejar primeiro, eles podem estar fazendo isso errado. Eles devem ser proativos para ajudá-lo a desenvolver um roteiro de produtos de alto nível. O que é um roteiro? É um plano iterativo começando com a visão do design do produto para o seu MVP e olhando para lançamentos futuros, planejamento de recursos e (é claro) manutenção e suporte (porque provavelmente não há nada pior do que um aplicativo que quebra repentinamente ou apresenta erros quando a Apple ou o Google atualizam seus sistemas operacionais). Uma agência de aplicativos nunca deve cumprir seus requisitos e desistir.

Conclusão: a construção de aplicativos exige experiência, criatividade e coesão - se você precisa de qualidade, velocidade e uma perspectiva baseada nas metas de negócios para seu produto, é melhor fazer parceria com um profissional nos estágios iniciais de planejamento, lançamento e desenvolver seu produto digital.

Você está planejando um aplicativo? Qual foi o seu maior obstáculo? Adoraríamos ouvir você

Posted on